1
resposta

Dúvida sobre a renderização da lista (UL) ao submeter o formulário

Boa noite,

Fiquei com uma dúvida em relação à renderização da lista de pensamentos após o envio do formulário.

Quando um novo pensamento é adicionado, ele é salvo na API e, em seguida, a função renderizarPensamentos() é chamada. Minha dúvida é: como o conteúdo da lista (UL) exibida no DOM não se acumula com os itens já existentes? A função faz a limpeza da UL automaticamente antes de renderizar novamente? Pergunto isso porque, em outras situações, é comum termos que limpar a lista manualmente usando algo como innerHTML = '' para evitar duplicações.

Agradeço desde já pela atenção!

1 resposta

Oi, Isabela! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua dúvida com a comunidade Alura.

A sua pergunta é muito pertinente — e você já antecipou bem a lógica por trás disso. De fato, a função renderizarPensamentos() limpa manualmente o conteúdo da lista toda vez que é chamada, usando este trecho:

listaPensamentos.innerHTML = ""

Isso garante que, antes de adicionar novamente todos os pensamentos da API, a lista esteja vazia, evitando assim a duplicação dos elementos no DOM. Ou seja, os itens antigos são removidos antes que os novos sejam inseridos.

Você pode conferir o código completo aqui.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!