1
resposta

Duvida sobre a questão 8

Olá,

Na atividade abaixo foi usado a função choices na resolução do problema. Gostaria de saber se é possível usar a função sample e qual a diferença entre essas duas funções.

Pesquisei e li que choices pode retornar elementos repetidos, neste caso não seria melhor usar o samples que retorna elementos unicos?

Para diversificar e atrair novos(as) clientes, uma lanchonete criou um item misterioso em seu cardápio chamado "salada de frutas surpresa". Neste item, são escolhidas aleatoriamente 3 frutas de uma lista de 12 para compor a salada de frutas da pessoa cliente. Crie o código que faça essa seleção aleatória de acordo com a lista abaixo:

frutas = ["maçã", "banana", "uva", "pêra", "manga", "coco", "melancia", "mamão", "laranja", "abacaxi", "kiwi", "ameixa"]

Resolvi dessa forma:

from random import sample

salada = sample(frutas, 3)

print(salada)

1 resposta

Olá Rafael, tudo bem?

Ambas as funções fazem parte do módulo random em Python, mas têm propósitos diferentes, como você bem mencionou.

A random.choices(population, k), retorna uma lista de elementos, onde cada elemento é escolhido aleatoriamente da população com reposição. Isso significa que o mesmo elemento pode ser escolhido mais de uma vez.

Já a random.sample(population, k), retorna uma lista de elementos únicos, escolhidos aleatoriamente da população, sem reposição. Isso significa que cada elemento só pode ser escolhido uma vez.

No contexto da sua atividade, não foi especificado se as frutas poderiam ou não se repetir. Mas, quando queremos sortear 3 frutas distintas, a função sample costuma ser a escolha mais adequada.

Obrigada por levantar essa questão.

Espero ter esclarecido.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!