3
respostas

Dúvida sobre a questão 34

Conforme a Karina comentou na duvida dela eu também não concordo que seja SaaS a resposta, tendo em vista que no enunciado foi citado o "desenvolvimento de um sistema", portando não poderia ser SaaS pois entendo que SaaS seria por exemplo o Office 365 e Outlook que já vem pronto para uso a pergunta em questão precisaria de um desenvolvimento, na minha visão a resposta seria PaaS.

3 respostas

Olá, Thon.

Tudo bem?

Entendo sua dúvida em relação à questão 34. Vamos analisar juntos o enunciado para chegarmos a uma resposta.

No enunciado, é mencionado que a empresa deseja desenvolver um sistema de finanças e despesas para rodar na nuvem Azure. Nesse caso, o sistema em questão seria disponibilizado como um serviço pronto para uso, sem a necessidade de desenvolvimento adicional por parte do cliente.

Com base nisso, a alternativa correta é a C) Software como Serviço (SaaS). O SaaS é um modelo de serviço em nuvem em que o software é disponibilizado pela nuvem e acessado através de um navegador web, sem a necessidade de instalação ou desenvolvimento adicional.

O exemplo que você deu, o Office 365 e o Outlook, também são exemplos de serviços SaaS, pois são softwares prontos para uso que são acessados pela nuvem.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ola Renan.

Tudo bem graças a Deus e com você?

Se entendi o que esta tentando me dizer qualquer software desenvolvido e disponibilizado para o cliente seria um SaaS, entendo SaaS como um software digamos que seja alugado (contrato de uso), para ser usado por exemplo por uma empresa, como citado o Outlook que poderá ser utilizado pelo seus funcionários, toda a infraestrutura, middleware, software e dados estão armazenado no data center de um provedor de serviços. O provedor de serviços gerencia a questão de hardware e software e, fornecendo um contrato de serviço onde garantirá a disponibilidade e a segurança do aplicativo e também dos seus dados.

https://azure.microsoft.com/en-us/resources/cloud-computing-dictionary/what-is-saas

Na questão não fala de prover uma aplicação de finanças e sim desenvolver, acho que essa palavra esta gerando essa duvida.

Eu também acredito que esta pergunta está confusa pois, no caso de desenvolver uma solução a resposta seria PaaS mas se no enunciado estivesse adotar uma solução ai sim seria SaaS.