1
resposta

[Dúvida] Sobre a proteção do sorteador

Eu escrevi o código de proteção identico ao do instrutor de acordo com o exercício. Mas se eu testei usar o return para chamar a função reiniciar. Funcionou, mas o botão reiniciar não seguiu a lógica de ficar desativado, ele simplesmente ativou, funciona normalmente do jeito que o código propõe, mas a status dele foi para ativo. Queria saber como consigo corrigir isso.

if(de > ate){
alert('O número inicial não pode ser maior que o final!');
return reiniciar();
}

Fiz mais assim, mas eu fiz primeiramente apenas usando o return e funcionou perfeitamente. Fui mais além e testei chamar a função reiniciar, mas o botão reiniciar ficou bugado esteticamente falando.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Ola!

if (de > ate) {
  return reiniciar();
}

O que está acontecendo:

• A função reiniciar() provavelmente altera o estado dos botões (por exemplo, desativa o botão "Reiniciar" e ativa o botão "Sortear").

• Quando você chama reiniciar() dentro de outro trecho de código, o botão é atualizado visualmente, mas fora do fluxo normal da aplicação.

• Dependendo de como o código está estruturado, ele pode:

• ser reativado antes de terminar a execução do restante da função;
    • ou não respeitar o estado inicial configurado no carregamento da página (por exemplo, via CSS ou script).

Em resumo: return reiniciar() não é o fluxo pensado pelo código original — o “bug estético” vem justamente do fato de estar forçando uma função que controla o estado visual fora do contexto correto.

Como corrigir corretamente

Você pode apenas interromper a execução da função sem chamar reiniciar(), assim:

if (de > ate) {
  return; // apenas sai da função, não chama reiniciar
}

Dessa forma:

• A mensagem é exibida;
  • A função atual é interrompida;
  • O botão "Reiniciar" mantém o comportamento normal, definido no restante do código.

Caso queira realmente reiniciar:

Se sua intenção for resetar tudo quando o usuário erra (inclusive limpar os campos e voltar ao estado inicial), então é melhor chamar a função reiniciar() após o alerta, mas sem usar return, por exemplo:

if (de > ate) {
  reiniciar();
  return; // só depois de reiniciar, interrompe a função
}

Assim:

1. O alerta é mostrado,
  2. O sorteador é reiniciado corretamente,
  3. A execução é encerrada sem prosseguir para a parte do sorteio.

Se quiser, posso te mostrar exatamente como o estado do botão está sendo alterado e como garantir que ele volte a ficar desativado basta me mostrar o trecho da função reiniciar() e onde o botão é controlado.