Boas Vitor! Tudo bem? Espero que sim!
Antes de tudo, vou copiar os gráficos pra que as análises estejam de acordo:
No gráfico 1 podemos ver a dispoersão do valor da gorjeta pelo total da compra, enquanto no gráfico 2 podemos ver a porcentagem da gorjeta em relação ao total e o total da compra.
O que ocorre é que na primeira análise, vemos os valores brutos, então podemos somos levados a crer que com o aumento do valor da compra, aumenta também o valor da gorjeta.
Entretanto, quando comparamos o valor em porcentagem, podemos ver que os dados são mais uniformes, ou seja, que o valor é proporcional ao valor da conta.
Sobre as suas conclusões, elas não estão incorretas, mas eu tenho algumas considerações:
Quando consideramos que há uma maior quantidade de gorjetas para os totais entre 10 e 30, isso não reflete necessáriamente que esses valores são os que mais recebem gorjetas. Pode ser que a conta média dos pratos do restaurante esteja dentro desses valores, ou mesmo que são os valores mais comuns para um número médio de pessoas. Para resolver isso, poderia realizar o valor por pessoa e fazer o gráfico a partir desse valor.
Além disso, é importante lembrar que uma maior ou menor proporção são sempre dados relativos a algo, então só está correto dizer que com a conta de 40 ou mais as gorjetas terão menor proporção em relação aos outros valores.
Espero ter ajudado!
Bons Estudos!