4
respostas

Dúvida sobre a porta 80

A porta 80 é a padrão para todos os sites? Ou só exclusivamente para o site da alura?

4 respostas

"As portas 80 e 443 são as portas padrão para HTTP e HTTPS respectivamente. ... Quando o número da porta estiver omitido/ausente, será usada a porta 80 se for HTTP ou a 443 se for HTTPS". Acho que 80 deve ser do site da alura.

Sim a porta 80 e porta do http , mas qq página pode ser redirecionada para outra entrada e saída , tipo a 1080, 8080 e por aí vai .

Geralmente na verdade, como a Ana Carolina citou, ela é padrão para o protocolo http geralmente. Mas depois você vai ver quando for subir algumas aplicações que você pode subir uma aplicação em qualquer porta disponível que você quiser utilizar, mas por default geralmente utiliza-se a 80 mesmo.

Uma curiosidade, é que geralmente você pode verificar as portas que estão sendo utilizadas no seu computador através do netstat, então as vezes você quer subir um banco de dados que vai alimentar determinada informação dentro do seu site, você precisa setar aquele banco de dados em uma porta a sua escolha também (por padrão geralmente pode ser 3050, 5142).

Geralmente este default seguido pela maioria das empresas é HTTP:80, HTTPS:443, SSH:22, FTP:21, DNS:53, SMTP:465 e outros.. é bem legal isso! :)

Olá Guilherme! Não a porta 80 é exclusiva do protocolo HTTP, todo site que você entrar com este protocolo será a porta 80. Cada protocolo tem a sua porta.... FTP 20 e 21 HTTP 80 HTTPS 443 SSH 22 ..... E assim por diante. Existe uma lista para facilitar e você não precisar gravar. mas com o tempo acabará decorando algumas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software