Oi, Diogo! Tudo bem?
Esse valor se refere ao local que o carrinho está na tela. Vou explicar como isso funciona:
O valor x é onde o ator está na horizontal. O valor y é onde está na vertical. Quanto maior o valor de x, mais a direita, e quanto maior o valor de y, mais para baixo. Aqui nesse artigo tem uma explicação mais completinha de como esses valores funcionam dentro do plano cartesiano.
A junção desses dois valores é um lugar específico dentro da tela do nosso jogo, entende? Mas, para movimentar o objeto, esse valor precisa mudar constantemente.
A linha de código que você compartilhou, xCarro = xCarro -2
, muda a posição horizontal do carro um pouquinho para a esquerda. xCarro é uma variável que tem um valor atribuído a ela, e quando utilizamos o sinal de igual ( = ), estamos mudando esse valor da variável.
Acontece que essa mudança de valor de variável está dentro de uma função! As funções são trechos de código que vão ser executados quando a gente quiser, desde que essa função seja chamada em algum lugar. Como a nossa função movimentaCarro()
está chamada dentro de draw()
, o carrinho vai se movimentar o tempo todo, porque é isso que a função draw()
faz: todo mundo que tá ali dentro está executando sem parar. Então, a cada vez que a função é executada (o que acontece bem rapidinho, em milésimos de segundo), o valor de xCarro diminui 2 na posição e fica mais para a esquerda.
Fez sentido? Se ficou alguma dúvida, pode falar. Estarei por aqui :)
Abraços!
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