Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Sobre a geração de novas chaves, dúvidas.

Recebi este retorno do Instrutor: "Se você gerar outra chave no terminal, a antiga será sobrescrita automaticamente. Apenas na sua conta do GitHub que não será excluída automaticamente e você precisa apagar e adicionar a nova"

Minhas perguntas são:

1- Porque não posso usar as chaves que estão lá na minha pasta .ssh? ou seja, eu comecaria a partir de que ponto no terminal(quais comandos?)?

2- Tentei verificar no terminal se as chaves estão valendo, mas dá um erro, o print está na imagem em anexo.![](Esta imagem mostra um print que fiz da tela do meu desktop. Nele, aparece meu terminal com o retorno ao meu comando para verificar a chave. Não consegui saber a chave.](https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/4747566/9ac7a613-0c66-4a3d-88ac-d259c585cd0a.png) )

3- Quando eu gero, primeiro, uma nova chave no terminal, é lá na minha pasta .ssh da minha máquina que vai sobrescrever(esta pasta é a chave que existe no terminal?

4- Como apagar a chave e adicionar uma nova no GitHub?

Alguém me ajuda?

1 resposta
solução!

Oi, Roger! Tudo bem?

Eu não cheguei nesse curso ainda, mas uso o Git quase que diariamente, de forma básica. Mas olhando rapidamente essa aula vi que tem um passo a passo aqui https://cursos.alura.com.br/course/git-github-compartilhando-colaborando-projetos/task/150170, tenta seguir por ele.

E vamos lá:

1- "Porque não posso usar as chaves que estão lá na minha pasta .ssh? ou seja, eu comecaria a partir de que ponto no terminal(quais comandos?)?"

Como o que aconteceu na conversa anterior não foi exposto aqui, não consegui entender muito bem o problema que gerou a resposta anterior para poder ser precisa, mas, se precisa gerar nova chave ssh, o comando está na parte 12 da aula 01, conforme o link que coloquei acima.

Bem no início de "Geração de uma chave SSH" você vai ver uma imagem que é o print de um comando inserido no terminal. Destaco abaixo o comando:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Você vai precisar substituir o fulano@email.com.br pelo seu e-mail do repositório do Github que deseja usar/cadastrar a chave.

2- Tentei verificar no terminal se as chaves estão valendo, mas dá um erro, o print está na imagem em anexo.![](Esta imagem mostra um print que fiz da tela do meu desktop. Nele, aparece meu terminal com o retorno ao meu comando para verificar a chave. Não consegui saber a chave.](https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/4747566/9ac7a613-0c66-4a3d-88ac-d259c585cd0a.png) )

Aqui eu não entendi muito bem, mas você não está usando o terminal da sua máquina física?

Dá uma olhadinha nessa parte da aula https://cursos.alura.com.br/course/git-github-compartilhando-colaborando-projetos/task/139309 , pois explica como instalar o Git para que você possa utilizá-lo. Tendo ele instalado em sua máquina é que será possível gerar a chave ssh para vincular ao seu Github.

3- Quando eu gero, primeiro, uma nova chave no terminal, é lá na minha pasta .ssh da minha máquina que vai sobrescrever(esta pasta é a chave que existe no terminal?

Isso. É na pasta .ssh que ficam as chaves.

4- Como apagar a chave e adicionar uma nova no GitHub? a) No Github, clique em cima da sua foto que tem lá no canto superior direito para abrir o menu e clique em Settings (ou Configurações, se estiver em Português):

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

b) Agora, no menu do lado esquerdo da tela, clique na opção destacada na imagem: SSH and GPG keys (em Português deve estar algo parecido com chaves SSH e GPG):

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

c) Tá vendo esses botões escrito delete no print abaixo? Cada um deles corresponde a uma chave que eu tenho cadastrada no seu vai ter uma também. Certifique-se de apertar o delete da chave que você precisa apagar. Não sei se na sua conta vai estar escrito delete ou apagar.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado. Qualquer coisa me procura no Discord da Alura (Thati Moreira).

Abraços e bons estudos!

. . .

Se esta resposta te ajudou, favor, marcar como solucionado ✓.