1
resposta

Dúvida sobre a função de R (Regressão Linear)

Boa tarde, professor! Tudo bem?

Primeiramente, parabéns pela excelente qualidade das aulas e conteúdos lecionados!

Eu consegui compreender perfeitamente a maior parte dos passos que você apresentou, porém, me surgiu uma dúvida na aplicação da fórmula

y = a + b * x

Minha dúvida é a seguinte: Na aula você usou o número da semana como a variável dependente, certo? Porém, suponhamos que eu tenha uma amostra onde não está apresentado dessa forma, está, por exemplo em nomes de meses (Jan, Fev, etc), eu devo criar uma ordem númerica para isso (atribuir um número/valor a cada mês) ou existe outra forma?

Pois, ao meu ver se eu replicar esse modelo em uma previsão mais longa, de por exemplo, 5 anos, o valor pode ser muito exorbitante, não? Uma vez que terei 260 semanas (52 * 5), seguindo a mesma lógica, a função para chegar no MCM, que posteriormente será usado na previsão, deste último mês seria: 11,7 * 260 +175 (usei a mesma fórmula da aula).

Desde já agradeço a atenção

Aguardo seus comentários

1 resposta

Oii Bruno, como você está?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Sim, criar uma ordem numérica é uma ótima solução.

Mesmo que o valor pareça exorbitante, ele estará crescendo em relação ao tempo. Quando a gente coloca no eixo x, não fica tão exorbitante assim, mas sim uma subida leve que se comporta conforme o valor de tendência.

Entretanto, é importante lembrar que previsões a longo tempo são, naturalmente, menos acuradas. A estatística oferece uma estimativa, e é uma ferramenta super importante e eficaz. Mas mudanças no ambiente, na questão econômica, nos objetivos de negócio, etc., podem ser fatores para mudanças na sazonalidade de qualquer negócio.

Espero ter sanado sua dúvida, Bruno.

Fico à disposição.

Abraço!