1
resposta

Dúvida sobre a função - comb()

Prezados, Achei estranho o resultado da função comb(). No exemplo em aula, são possíveis 50.063.860 de combinações de 6 números em 60 números disponíveis.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Contudo, ao aumentar a quantidade de números para combinações em 60 disponíveis, as combinações aumentam também. Entendo que deveriam diminuir, correto?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeDentro da lógica, quanto mais números tivermos para as apostas, menores deveriam ser as combinações. Naturalmente, a probabilidade aumenta. No cenário acima, a probabilidade diminui. Achei estranho.

1 resposta

Oi Paulo,

Em combinações o comportamento não é assim. Vou mostrar em um exemplo um pouco menor para podermos visualizar o comportamento.

from scipy.special import comb

for i in range(11):
    print(f'comb(10, {i}) = ', comb(10, i))

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

É como se fosse um espelho quando alcançamos o meio. O que estou querendo dizer é que a combinação de 10 cinco a cindo é o valor máximo a partir deste ponto vamos diminuindo o número de combinações possíveis até chegar a apenas uma.

Note que comb(10, 1) = comb(10, 9), comb(10, 2) = comb(10, 8) e assim por diante.

Espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software