Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre a "Formação Java"

Olá pessoal!

Estou seguindo o guia de estudos "Formação Java" aqui na Alura.

Sou iniciante em programação, então estudei pelo guia "Iniciante em Programação" que era pré-requisito para a formação Java, e até o momento os cursos se complementaram e consegui seguir a linha de raciocínio.

Porém, quando chegou na parte de banco de dados eu me senti bem perdido, e notei que talvez me faltasse algum pré-requisito nesta parte.

Para terminar a Formação Java me faltam 3 cursos agora (seguindo o guia), que é o segundo de JPA (Java e JPA: Otimizações com JPA2 e Hibernate) e 2 de Spring MVC.

A minha dúvida é a seguinte: Esta questão de banco de dados é fundamental para eu conseguir executar o projeto final do curso, ou o Spring fará boa parte do trabalho e o curso serviria mais para entender os conceitos?

Uma observação: Quero concluir quanto antes o projeto de formação do curso e tentar um emprego nesta área. Vou usar o próprio projeto para avaliar meu conhecimento. Este é meu primeiro objetivo. Mas com certeza após isso vou olhar com calma os cursos complementares, por exemplo, a carreira "Iniciando com SQL e MySQL", "Desenvolvedor Java Web", etc. Então estou na dúvida se continuo na Formação Java, mesmo não entendendo a prática de alguns assuntos (digo prática porque os conceitos não são difíceis pra mim) ou se faço os outros cursos antes para ter uma base melhor (nesta parte de banco de dados principalmente).

2 respostas
solução!

Kenni , boa tarde!

Se sentir confuso em alguma parte é normal, Java é uma linguagem complexa. Não é necessário saber tudo de banco de dados, mas eu recomendaria fazer o Curso de MySQL 1 pois nele você irá aprender bastante coisa e não irá sobrar mais dúvidas pra aplicar os conhecimentos em Java. Ele não é longo acredito que em 2 dias você termine ele e já poderá voltar a formação mais tranquilo

Espero ter ajudado e bons estudos!

Opa, obrigado pela recomendação Felipe! Vou segui-la. Abraço!