1
resposta

Dúvida sobre a definição de Servlet

Oi, eu só queria que alguém me corrigisse se eu definir Servlet errado pelo que entendi no curso.

Então Servlet é uma classe que a gente cria (extendendo o HttpsServlet porque vai usar o protocolo HTTP) e ela que vai lidar com a requisição HTTP que recebe do navegador e vai mandar a resposta HTTP para o mesmo quando a gente acessar pelo Tomcat (localhost:8080/tal) o url definido na classe. As configurações do Servlet estão no WEB-INF/web.xml.

E algumas dúvidas: pode ter mais de um Servlet por projeto? Ou não precisa? E qual a diferença entre um fluxo binário (do getOutPutStream()) e o fluxo de caracteres (?) do getWriter()?

1 resposta

Oie Heleny, tudo bem?

Sua definição está certa, mas em outras palavras, um servlet (servidorzinho se traduzirmos literalmente) é uma classe que estende as funcionalidade de um servidor, gerando dados para a camada de apresentação e processando dinamicamente requisições e respostas.

Pode ter mais de um Servlet por projeto? R) Sim, é possível ter mais de um servlet por projeto.

E qual a diferença entre um fluxo binário (do getOutPutStream()) e o fluxo de caracteres (?) do getWriter()? R) O "getOutPutStream" irá devolver dados binários, enviando os dados em sua forma "bruta", já o "getWritter" vai devolver caracteres, sendo uma mensagem ou não.

Espero ter conseguido ajudar, qualquer outra dúvida fico a disposição :)

Bons estudos!