Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Sobre a conversão do código Python para JavaScript

Olá!

Eu testei o resultado da conversão Python -> JavaScript no Claude, mas como o código final envolve a leitura de um arquivo TXT com as palavras proibidas, eu não consegui simular o funcionamento da página no ambiente do Claude.

Entao, eu baixei o HTML atualizado e o arquivo TXT com as palavras proibidas na mesma pasta. Mas, ao testar o HTML me deparei com esses problemas:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

MINHA DÚVIDA
Então usei o próprio Claude para me ajudar a resolver o problema e ele me devolveu esse código que funcionou. Mas, fiquei na dúvida se existiria uma outra forma de testar esse projeto localmente sem precisar indicar o caminho do arquivo TXT e evitar a implementação deste botão "Carregar Palavras Proibidas" sugeiro pelo Claude.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Segue arquivo ZIP para analisar os meus resultados finais no Claude.
https://drive.google.com/file/d/1DtoAZ7jMuO_9NCQJhnSU5ehC9zppVUX6/view?usp=sharing

Obrigado!

2 respostas
solução!

Ola!

Esse comportamento acontece devido a uma política de segurança dos navegadores chamada CORS (Cross-Origin Resource Sharing). Quando você abre um arquivo HTML diretamente do seu computador (usando o protocolo file://), o navegador bloqueia, por segurança, qualquer tentativa desse arquivo de "ler" outro arquivo (como o seu .txt), mesmo que estejam na mesma pasta.

Para resolver isso e evitar aquele botão vermelho de "Carregar Palavras Proibidas", existem dois caminhos principais: um focado em como você executa o projeto e outro em como o código armazena os dados.

Usar um Servidor Local
Esta é a forma como pessoas desenvolvedoras trabalham no dia a dia. Em vez de abrir o arquivo clicando duas vezes nele, você o "serve" através de um endereço local (como http://localhost:8080). Isso engana o navegador, fazendo-o acreditar que o arquivo está vindo de um site real, permitindo a leitura do .txt.

• No VS Code: Instale a extensão chamada Live Server. Após instalar, basta clicar com o botão direito no seu index.html e selecionar "Open with Live Server".
  • Via Terminal (Python): Se você tem o Python instalado, abra a pasta no terminal e digite: python -m http.server 8000. Depois, acesse localhost:8000 no navegador.

Embutir a Lista no Próprio JavaScript

Se o objetivo é que o arquivo funcione de forma simples em qualquer lugar sem depender de um servidor ou de carregar arquivos externos, você pode mover a lista de palavras diretamente para dentro do código.

No seu script, basta substituir a lógica de carregamento por uma constante:

// Em vez de carregar do TXT, a lista fica fixa no código
const palavrasProibidas = ["uva", "abacate", "palavra1", "palavra2", "droga", "merda"];

// Assim, a função de censura já terá os dados disponíveis imediatamente
function censurarTexto(texto, lista) {
    // ... sua lógica de censura ...
}
Atenciosamente.

Olá!

Obrigado pelo retorno e pelas dicas! :)

Eu acabei usando a solução do Live Server no VS Code, por ser mais prática e simular melhor o ambiente de produção.