Boa tarde, fiquei com uma duvida nesta aula.
Não ficou claro pra mim o porque da criação desta classe PrincipalComLista. É somente para trabalhar listas? A main não será mais utilizada? Se puderem me sanar essa duvida, agradeço.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, fiquei com uma duvida nesta aula.
Não ficou claro pra mim o porque da criação desta classe PrincipalComLista. É somente para trabalhar listas? A main não será mais utilizada? Se puderem me sanar essa duvida, agradeço.
Oii, Renan! Tudo bem?
Em projetos Java, podemos ter mais de uma classe com o método main. No caso do curso, a classe que você já tinha (provavelmente apenas Principal) estava ficando carregada com a lógica de criação de objetos, cálculos de tempo e filtros.
A criação da PrincipalComListas serve para:
ArrayList, for-each e o comportamento de diferentes tipos de objetos (como Filme e Serie) dentro de uma mesma lista.main, você não precisa apagar ou comentar todo o código antigo para testar algo novo. Você mantém o histórico do que já construiu na classe anterior e foca apenas no comportamento das listas nesta nova.main antiga será descartada?Não necessariamente. Em um sistema real, geralmente temos apenas um ponto de entrada (um único main) que inicia toda a aplicação. No entanto, durante o desenvolvimento e o aprendizado, tratamos cada classe main como um script de teste diferente.
Você pode escolher qual delas quer executar clicando com o botão direito sobre o arquivo e selecionando Run.
A grande sacada aqui foi perceber que, ao colocar tudo em uma lista de Titulo, ganhamos flexibilidade para guardar tanto filmes quanto séries. O problema que você viu no final (o ClassCastException) acontece justamente porque tentamos forçar a série Lost a se comportar como um Filme para acessar a classificação, o que o Java não permite sem uma verificação prévia.
Dica didática: Pense na
PrincipalComListascomo um "laboratório" novo. O laboratório anterior ainda existe, mas este novo tem ferramentas específicas para estudar como os objetos se agrupam.