1
resposta

Dúvida sobre a chave de acesso - Amazon Lightsail

Não consigo achar a chave no console do lightsail.

Estou usando o console do lightsail via putty e na aula 01 do módulo 02 "Utilizando instâncias no lightsail" o professor cria e faz download da chave para a máquina dele. Até ai ok, porém depois quando ele começa a dar os comandos via console, eu não consigo.

Reparei que o professor usa uma máquina com S.O linux, diferente da minha que é windows, porém ficou muito abstrata essa parte. Quem usa windows como faz para alterar a permissão do arquivo? precisa alterar a permissão? como acha a chave no console do lightsail?

Estou perdido a uns 3 dias nessa aula.

Usando o putty, minha console fica assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E esses são os diretórios, que não contém o diretório "Donwloads" Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

E aí, Pedro!

Primeiro, sobre a parada do professor usando Linux e você no Windows, não se preocupa muito com isso. A lógica da chave é a mesma, a diferença tá mais na forma de você mexer com os comandos.

Sobre a chave, se você já fez o download e tá com ela no seu PC, o próximo passo é deixar ela pronta pro Putty. No Windows, tem um esquema: o Putty não curte muito o formato que a chave é baixada.

Então, abre o PuTTYgen (você deve ter ele aí no teu PC, se não, baixa). Lá, clica em "Load" e escolhe tua chave. Depois, clica em "Save private key" e salva ela num lugar fácil de achar.

Agora, no Putty, na sessão que você tá tentando conectar, vai em "SSH" no menu lateral e em "Auth". Lá, em "Private key file for authentication", aponta pro arquivo .ppk que você salvou com o PuTTYgen.

Dá uma tentada com isso aí, e se pintar mais dúvida, tamo junto!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software