Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre a aplicação do método

Olá pessoal, estou começando agora neste mundo, sou formado em Direito e sempre tive vontade de ingressar na área de tecnologia e agile coach, o que me trouxe à Alura.

Sou praticamente leigo em todo este universo, e me surgiu uma dúvida, a aplicação da metodologia ágil serviria em, por exemplo, um grande escritório de advocacia? Se não, por qual motivo?

2 respostas
solução!

Nicolas, tudo bom?

Trabalho com projetos digitais ligados ao direito. Vou colocar a minha opinião sobre o contexto que você colocou usando do meu conhecimento dos dois mundos (TI e Direito).

Você pode? Pode! Nada te impede de pegar algo que se encaixe em um formato de projeto e rodar o Scrum em cima dele. Por exemplo, a petição de um grande caso onde vários profissionais estão envolvidos, várias tarefas, etc. É a melhor abordagem? Não.

A justiça brasileira tem algumas particularidades, vou citar a que mais impactaria: os prazos. Nada garante que as coisas aconteçam para vc em uma Sprint (uma ou quatro semanas). Muitas das entregas não seriam incrementos do seu processo operacional. Aquele monte de processos que se abre para processos, habeas corpus, andamentos, etc. Sua review teria muitas entregas de partes de coisas que ainda vão acontecer, isso faz pouco sentido no Scrum.

Você está fadado a sempre usar metodologias tradicionais e nunca Ágil? Não! Existem outras abordagens que pode te ajudar nisso. O Kanban seria uma ferramenta mais aderente, se puder fazer o curso aqui da Alura para conhecer seria uma boa, ela é um pouco mais livre nessa questão de prazos e te ajuda a ter uma visão mais fácil do que está acontecendo no seu processo operacional. Inclusive consegue controlar a sua demanda (WIP) na alocação do escritório.

Enfim, reforçando a dica. Dá uma olhada no curso de Kanban e compara as duas como solução dos seus problemas.

E não esqueça de marcar uma resposta como solução!