6
respostas

DÚVIDA SOBRE A ACENTUAÇÃO

Olá, no início do código eu não coloquei <meta... charset="UTF-8"> e o texto apareceu na íntegra com todos os acentos. Ele deveria ter aparecido sem os acentos, não?

6 respostas

Boa tarde, Jaqueline

Sim e não. Hoje em dia, a maioria dos navegadores para desktop conseguem reconhecer o encoding da página automaticamente(o encoding que seu editor de texto define ao salvar o arquivo). Porém, ainda é necessário o uso da tag meta com o atributo charset porque nem todos os dispositivos(qualquer aparelho que consiga acessar páginas) possuem esta mesma habilidade.

Olá Jaqueline!

Caso queira visualizar a compilação do código sem a acentuação, utilize o navegador "Internet Explorer".

Acione a teclas "CTRL + O", irá abrir a pasta onde seu código foi salvo,

clique com o botão direito em cima do seu arquivo sem a tag charset "UTF -8"

Abrir com>>Internet Explorer.

Esse navegador (IE), já irá cair em desuso esse ano, e ele não tem esse suporte para identificar o encoding automaticamente. Testei com o Chrome e com o Edge, e percebi que eles possuem esse suporte automático. Depois testei com com o "Internet Explorer", e consegui visualizar esse comportamento, demonstrado no curso :)

Muito boa as respostas. Eu estava com a mesma duvida. eu só não sei como subscrever o exercício onde esta pedindo.

Olá Lucia!

Para você subscrever o exercício utilize a o editor de texto "Sublime Text 3", sugerido no pelo instrutor desse curso no capítulo 01 (Comece a programar hoje, na parte de Atividades : 01 Converse com seu navegador), veja abaixo do vídeo a explicação que está transcrita, no 6º parágrafo a palavra "Sublime" na cor roxa e sublinhado, clique nela e será direcionada para baixar o editor conforme o seu sistema operacional Windows/Linux...

Após baixar o editor de texto, e instalar na sua máquina. Abra ele, clique em >File>Save>Selecione a pasta chamada logica, onde irá salvar todos os arquivos de atividades deste curso>Lembrando de salvar com o nome "texto_puro.html". Depois de salvar, você poderá fazer o teste com os navegadores que desejar Chrome, Edge, Internet Explorer, ...

Veja o exemplo abaixo, como ficará no seu editor de texto:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeVeja se consegui esclarecer sua dúvida, caso ainda tenha ficado meio confuso, pode falar que tento complementar :)

Obrigada, tive a mesma dúvida da colega!

Agora ja entendi também.