1
resposta

[Dúvida] Só uma dúvida curiosa...

Porque o eclipse exige que eu escreva "package sintaxebasica;" na primeira linha do programa (inclusive acusa: The declared package "" does not match the expected package "sintaxebasica") sendo que no video do curso - Java JRE e JDK: compile e execute o seu programa / Aula 3 Começando com o Eclipse / Atividade 5 - o eclipse usado pelo Paulo Silveira não exige...seria uma questão de versão? Ele usa a versão 17 e eu estou usando a 19 (PS: o vídeo da aula foi feito em 2017).

Grato.

1 resposta

Fala Carlos, tudo certo?

Isso acontece por conta da estrutura de arquivos do projeto! Em Java, todas as pastas que estão dentro da raiz src, são chamadas de pacotes, e todas as classes que estão dentro desses pacotes precisam declarar explicitamente a qual pacote elas pertencem. Quando usamos o pacote padrão do projeto, ou seja, na raiz src, não é necessário fazer essa declaração, que foi como aconteceu no vídeo.

Dentro do seu código existe uma pasta chamada sintaxebasica, dentro da sua src? Todas as classes nesse pacote precisam, na primeira linha, deixar explícito que pertencem a ele com a instrução package sintaxebasica!

Lembrando, essa declaração apenas não é necessária quando estamos lidando com o pacote padrão, ou seja, a raiz do projeto!

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Um grande abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software