Oii, Francisco!
Obrigada por compartilhar com a gente. Realmente, essa situação pode ser desconfortável, mas é possível abordá-la de maneira assertiva e construtiva.
Uma abordagem que pode ajudar é a técnica do "feedback sandwich", que consiste em estruturar sua conversa da seguinte forma:
- Elogio ou reconhecimento: Comece destacando algo positivo sobre o trabalho ou comportamento da pessoa. Isso ajuda a criar um ambiente mais receptivo.
- Ponto a ser melhorado: Apresente a questão que precisa ser abordada de forma clara e objetiva, focando no comportamento ou na tarefa, e não na pessoa.
- Encerramento positivo: Termine a conversa com uma nota positiva, oferecendo apoio ou sugerindo uma solução colaborativa.
Por exemplo, você pode dizer algo como:
"João, eu notei que você tem se dedicado bastante ao projeto e isso é muito bom. No entanto, percebi que o relatório que precisamos ainda não foi entregue. Existe algo em que eu possa ajudar para que possamos finalizar isso a tempo? Sei que você tem capacidade para entregar um ótimo trabalho."
Isso ajuda a manter a conversa construtiva e menos confrontacional, além de mostrar que você está disposto a colaborar.
Um abraço e bons estudos.