Fiz e refiz a aula umas 3 vezes, mas o site do servidor não está abrindo.
Fiz e refiz a aula umas 3 vezes, mas o site do servidor não está abrindo.
Olá, Luan!
Primeiro, verifique se o servidor foi corretamente adicionado à sua rede e se está conectado ao switch C usando o cabo direto. Lembre-se de que você deve selecionar a porta FastEthernet0 no servidor e a porta FastEthernet0/4 no switch C.
Em seguida, verifique se a VLAN 30 foi corretamente configurada e se a porta FastEthernet0/4 está operando nessa VLAN e no modo de acesso. Você pode fazer isso verificando os comandos que você inseriu no CLI do switch C. Os comandos devem ser semelhantes a:
enable
configure terminal
vlan 30
name servidores
exit
interface Fa 0/4
switchport mode access
switchport access vlan 30
exit
Além disso, certifique-se de que a VLAN 30 foi configurada nos switches A e B e que uma subinterface do roteador está operando nessa VLAN. Os comandos para isso devem ser semelhantes a:
enable
configure terminal
vlan 30
name servidores
exit
E para o roteador:
enable
configure terminal
interface Fa 0/0.3
encapsulation dot1Q 30
ip address 172.16.4.1 255.255.254.0
exit
Por último, verifique se o IP estático foi corretamente atribuído ao servidor.
Se você seguiu todas essas etapas corretamente e ainda não consegue acessar o site do servidor, pode haver um problema com a configuração do protocolo TCP ou com a lista de acesso.
Caso os passos anteriores não tenham sido bem sucedidos, sugiro que você explore também a atividade "Faça como eu fiz" em que descrevo passo a passo como fiz cada configuração.
Espero ter ajudado e bons estudos!