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[Dúvida] Site de servidor não abre

Fiz a configuração da VLAN 30 nos switches A,B e C mas ao tentar pingar pro servidor não vai e nem acessa pelo ip no browser, vi que as máquinas ficaram com IP APIPA, mas revisei a configuração e estava tudo correto. Eu também segui algumas dicas do forum, configurei o IP estático no servidor e gateway, mas sem sucesso.

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Olá, Franklin!

Aqui estão alguns pontos que você pode verificar para solucionar o problema:

  1. Verifique o DHCP: Como as máquinas estão obtendo um IP APIPA (Automatic Private IP Addressing), parece que elas não estão conseguindo se comunicar com um servidor DHCP. Certifique-se de que o servidor DHCP está configurado corretamente e que está atribuindo IPs na faixa correta para a VLAN 30.

  2. Configuração das VLANs nos Switches:

    • Certifique-se de que a VLAN 30 está configurada corretamente em todos os switches (A, B e C).
    • Verifique se as portas que conectam os switches entre si estão configuradas como trunks e que a VLAN 30 está permitida nesses trunks.

    Exemplo de configuração de trunk:

    interface Fa0/1
    switchport mode trunk
    switchport trunk allowed vlan 30
    
  3. Configuração da Subinterface no Roteador:

    • Verifique se a subinterface do roteador para a VLAN 30 está configurada corretamente.
    • Certifique-se de que a encapsulação dot1Q está correta e que o IP atribuído está na mesma faixa de IPs que o servidor.

    Exemplo de configuração:

    interface Fa0/0.3
    encapsulation dot1Q 30
    ip address 172.16.4.1 255.255.254.0
    
  4. Configuração IP Estático no Servidor:

    • Certifique-se de que o servidor tem um IP estático configurado na mesma faixa da subinterface do roteador.
    • Verifique o gateway configurado no servidor, que deve ser o IP da subinterface do roteador (172.16.4.1).

    Exemplo de configuração IP no servidor:

    IP: 172.16.4.2
    Máscara de Sub-rede: 255.255.254.0
    Gateway: 172.16.4.1
    
  5. Teste de Conectividade:

    • Tente pingar o IP do servidor a partir do roteador e dos switches para garantir que a comunicação está funcionando.
    • Verifique se o servidor responde ao ping e se o serviço HTTP está ativo.
  6. Logs e Mensagens de Erro:

    • Verifique os logs do roteador e dos switches para qualquer mensagem de erro ou configuração incorreta.
    • Verifique também os logs do servidor para garantir que não há problemas com o serviço HTTP.

Bons estudos!

Olá, Lucas!

As configurações estão seguindo a ordem do curso, no caso não tenho o servidor para DHCP, pois estava configurado no router, segue como está meu router atualmente:

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Olá professor, infelizmente ainda não consegui prosseguir no curso por conta desse problema do dhcp para ás máquinas, conforme estudos, percebi também que está ocorrendo uma mensagem na CLI dos switches:

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Caso seja possível, poderia enviar o arquivo do LAB para eu poder prosseguir com os estudos, grato!

solução!

Olá Professor, consegui resolver após verificar as dúvidas de outros alunos e achei a resposta abaixo.

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Olá, Franklin!

Fico feliz que tenha conseguido resolver.