Olá todo mundo!
terminei agora o jogo do Pong no P5.js e estou tentando atribuir um sistema de dificuldades para o jogo.
facil - velocidade da bolinha = 4 medio - velocidade da bolinha = 6 dificil - velocidade da bolinha = 8
porem ao adicionar as funcoes mudarDificuldade e dificuldade a bolinha segue "infinitamente" para a direita causando um bug que os pontos do jogador vao adicionando +1 sem parar.
Alguem ja tentou fazer isso e poderia me ajudar? Obrigado
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//Placar
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
mudarDificuldade();
facil();
}
let dificuldade = 1;
function mudarDificuldade(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,0,0));
rect(200, 10, 40, 20);
fill(255);
text('Facil', 220, 26);
}
function facil() {
if (dificuldade = 1) {
velocidadeXBolinha = 6;
velocidadeYBolinha = 6;
} else {
dificuldade = 0;
}
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente +=velocidadeYOponente;
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(150, 10, 40, 20);
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
text(pontosDoOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente++
}
if (xBolinha > 590){
meusPontos++
}
}