1
resposta

DUVIDA SINCERA - BACK END E FRONT END (DIFERENÇAS)

Bom dia pessoal, gostaria de realmente entender para vocês o que caracterizam por back e front end.

Pois fiz o curso de sistemas de informação e pra mim, até então, que nunca trabalhei a fundo com programação e sou mais um entusiasta que deseja trabalhar com o mesmo mas conseguiu emprego apenas no ramo de analista de suporte pensava uma coisa e agora vendo na pratica parece outra totalmente diferente.

EU PENSAVA: Backend: era o que ficava responsável por toda parte de programação de formulários, bem como configuração de regras de negócio, envio das informações para o banco de dados (E o DBA ficava responsável por entregar as tabelas e tudo mais)

Fontend: Deixar o site bonito.


Mas estudando aqui na Alura e em outras plataformas não parece que é exatamente isso não. Me aparenta que o backend está mais focado em parte de infraestrutura e tudo mais e toda parte tanto da estética mas também da criação dos próprios formulários fica de repsonsabilidade do front end.

O QUE PENSO AGORA: Backend: cria "APIs"/JSONS/similares pro FrontEnd consumir. Basicamente o responsável por apenas o banco de dados.

FrontEnd: Desenvolve toda a aplicação visual.


Frameworks como REACT me fazem ter um interesse enorme pelo frontend, sendo que na minha cabeça eu queria ser desenvolvedor backend. Até fiz essa aplicação aqui utilizando apenas ferramentas de front com o react: https://molinariandref.github.io/

Para mim essa aplicação deveria ter sido feito tudo em back kkkk

Eu sinceramente estou confuso. E fiquei confuso até escrevendo esse post kkkk, não sei se consegui expressar minha dúvida corretamente aqui e por conta disso peço ajuda da comunidade para a esclarecer da forma devida.

EM RESUMO

Qual minha pergunta de verdade?

Quais são as reais diferenças entre back e front, o que cada um fica responsável NA PRATICA. Na hora de mexer mesmo. Back não tem nada haver com nem navegador então? É puro prompt de comando/shell? Eu estou muito confuso.

1 resposta

André, boa tarde!

Também não tinha idéia das definições de front / back - neste link da Alura tem uma explicação muito boa:

https://www.alura.com.br/artigos/o-que-e-front-end-e-back-end?gclid=Cj0KCQiA7qP9BRCLARIsABDaZzjqVpGJ2VuhtDRBh5DC2MaUurk5vL17HVF-lyDiRkEVfuLgQYTjRDAaAl8KEALw_wcB

Em resumo, o desenvolvedor front-end trabalha com um foco maior na camada da interface da aplicação que “tocará” o usuário, seja ela de um site, de um programa desktop, ou um de aplicativo móvel. O seu objetivo é oferecer para o usuário a melhor experiência em sua plataforma. Por outro lado, o back-end é o que está por “trás” da aplicação, atuando no que o usuário não pode visualizar. O profissional deste segmento se preocupa com a persistência dos dados, regras de negócio, segurança da informação, performance etc.

Continue seus estudos e sucesso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software