Bom dia, boa tarde, boa noite! Estou com um problemas referente a uns Shell Scripts que não estão funcionando corretamente, pelo menos, o que volta não está iguais a video aula.
1 - Script de backup
#! /bin/bash
diretorio_backup="/home/administrador/devops" nome_arquivo="backup_$(date +%Y%m%d_$H%M%S).tar.gz" tar -czf "$nome_arquivo" "diretorio_backup" echo "Backup concluido em $nome_arquivo"
Quando dou o comando bash volta:
tar: diretorio_backup: Cannot stat: No such file or directory tar: Exiting with failure status due to previous errors Backup concluido em backup_20250202_5542.tar.gz
tentei criar o diretório "diretorio_backup" e parou de vir essa duas primeiras linha de código, mas na vídeo aula não é feito isso.
2- Compactador
#! /bin/bash
if [ "$#" -lt 2 ]; then echo "O programa $0 requer nome do arquivo e arquivos a serem compactados" exit 1 fi arquivos_saida="$1" arquivos=("${@:2}") tar -czf "$arquivo_saida" "${arquivos[@]}" echo "Compactado com sucesso em $arquivo_saida"
Quando dou o comando: ./compactador saida.tar.gz /home/administrador/notas.txt /home/administrador/notas1.txt Obs: notas.txt e notas1.txt existem
volta:
tar: Removing leading /' from member names tar (child): : Cannot open: No such file or directory tar (child): Error is not recoverable: exiting now tar: Removing leading
/' from hard link targets
tar: Child returned status 2
tar: Error is not recoverable: exiting now
Compactado com sucesso em "Essa parte aparece em branco????"
Meio que não sei oque estou fazendo de errado ou deixando de fazer :c Se alguém conseguir me dar um help agradeço!!