Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Seu diagrama

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  • Diagrama usando StarUML

Fiquei com dúvida se a seta que liga o ator 'interessado' ao caso de uso 'ganhar leilão' está certa, ja que 'ganhar leilão' não é uma ação que o ator realiza, e sim a consequência do ator dar o maior lance no sistema.

2 respostas
solução!

Olá! Primeiramente, gostaria de agradecer por compartilhar seu diagrama conosco. É sempre bom ver pessoas se dedicando a aprender UML e modelagem de soluções.

Respondendo à sua pergunta, realmente a seta que liga o ator 'interessado' ao caso de uso 'ganhar leilão' pode gerar dúvidas. Como você mencionou, 'ganhar leilão' não é uma ação que o ator realiza diretamente, mas sim uma consequência do ator dar o maior lance no sistema.

Nesse caso, uma opção seria mudar a seta para apontar para o caso de uso 'dar lance', que seria a ação que o ator realiza e que leva à consequência de 'ganhar leilão'. Isso tornaria o diagrama mais claro e preciso.

Você poderia criar um gate onde existe a possibilidade, a partir do lance, do usuário ganhar o leilão. Mas lembrando, a ação originária desse cenário foi dar o lance, que é relacionada ao usuário.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Se tiver mais alguma pergunta, não hesite em perguntar. Bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Olá Adriel, obrigado pela resposta.

Na parte de criar um gate, não consegui entender o que significa o termo. Procurei o termo na Google, mas só achei respostas falando sobre Diagrama de Sequência, talvez a representação não exista no Diagrama de Caso de Uso (me corrija se eu estiver enganado).

De qualquer maneira, alterei o diagrama de caso de uso para tentar corrigir o problema. Dessa vez, coloquei o Leiloeiro aceitando o maior lance, que depende do interessado dar um lance também.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software