2
respostas

[Dúvida] Serviiço lightsail está dentro do periodo gratuito de 1 ano

Olá,

Queria entender melhor.. esse serviço lightsail está dentro daquel período de 1 ano que a AWS oferece, claro, com limitações.. mas eu consigo criar 2 máquinas , por exemplo, como o instrutor criou em aula para fazer os teste e depois apagar? Ou é apenas uma máquina ue consigo criar?

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Fico no aguardo.

2 respostas

Olá, Guilherme!

O Amazon Lightsail, que é o serviço que estamos usando no curso, faz parte do AWS Free Tier, que é o período gratuito de 1 ano oferecido pela Amazon. No entanto, é importante notar que existem limitações para o uso gratuito deste serviço.

No caso do Lightsail, você tem direito a 750 horas por mês de uma instância Linux ou Windows t2.micro, que é o tipo de instância mais básico. Isso significa que você poderia ter uma única instância rodando continuamente durante o mês inteiro, ou poderia dividir essas horas entre várias instâncias. Por exemplo, se você criar duas instâncias e mantê-las rodando continuamente, você usará 1500 horas no mês, o que excederia o limite gratuito e você seria cobrado pelo excesso.

Então, para responder sua pergunta, sim, você pode criar duas máquinas como o instrutor fez na aula, mas você precisa estar ciente de que, se as duas máquinas estiverem rodando continuamente durante todo o mês, você excederá o limite gratuito e será cobrado por isso. Uma boa prática é sempre desligar as instâncias quando não estiver usando, assim você economiza suas horas gratuitas.

Recomendo bastante atenção, pois as regras de uso gratuito de serviços na Amazon podem ser alteradas.

Bons estudos!

Boa tarde, Lucas!

Entendi... Então, não necessariamente preciso deletar a instância que criei, apenas desligar ela, certo? Posso deixar as instâncias lá, desculpa a ignorância agora, mas mesmo desligada, não tem como ser cobrado né? Pergunto, por que quero evitar o máximo de ser cobrado, ainda estou estudando sobre AWS.

No mais, obrigado pela ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software