2
respostas

[Dúvida] Servidor retornar um erro

O que devo fazer se o usuário digitar todos os campos corretamente, mas ainda assim o servidor retornar um erro no cadastro?

2 respostas

Podem existir diferentes motivos de um servidor retornar algum erro, desde falta de disponibilidade (bugs que podem sim acontecer) quanto uma conexão má estabelecida.

Normalmente, costumo pegar o código de erro e procurar com afinco na internet para descobrir os motivos de erro assim como ele se encaixa no meu contexto.

Não dá para descartar a possibilidade de talvez a lógica interna do programa estar tratando os dados de forma indevida e isso está causando uma má integração com o banco de dados que vai receber os dados inseridos pelo usuário. Nesse caso eu:

1. Procuraria o código de erro no terminal para entender a origem do problema
  2. Checaria a área do meu programa onde eu pego esses dados até onde envio, isto é: checar toda a lógica da entrada até a saída
  3. Realizaria testes com outputs (saídas no terminal) para eu poder visualizar se os dados estão sendo corrompidos/tratados de forma indevida no programa
  4. Caso até o momento da saída os dados estejam realmente como o esperado, eu pesquisaria na internet e em fóruns sobre o erro específico e o motivo dele acontecer, assim adaptando ao meu cenário para fazer o debug correto

Obrigada, me ajudou bastante...