Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Servidor não conecta...

Olá!

Eu não estou conseguindo startar o servidor no WorkBench. Alguém pode me ajudar?

Tentei de tudo já, fuçando mas não consigo.

No aguardo...

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá Joao!

Pelo que você descreveu e pela imagem que você compartilhou, parece que o MySQL Workbench não está conseguindo conectar ao servidor MySQL. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver esse problema:

1. Verifique se o serviço do MySQL está rodando:

• No Windows, você pode abrir o "Gerenciador de Tarefas" e ir até a aba "Serviços". Procure por "MySQL" ou "MySQL80" e veja se o serviço está em execução. Se não estiver, tente iniciá-lo.
    • No Linux, você pode usar o comando sudo systemctl status mysql para verificar o status do serviço e sudo systemctl start mysql para iniciá-lo.
    • No macOS, você pode usar o comando brew services list para verificar o status e brew services start mysql para iniciar o serviço.
  2. Verifique a configuração do MySQL Workbench:

• Certifique-se de que você está tentando conectar ao host correto (geralmente localhost) e à porta correta (geralmente 3306).
  3. Verifique os arquivos de log do MySQL:

• Os arquivos de log podem fornecer mais detalhes sobre o motivo pelo qual o servidor não está iniciando. No Windows, os logs geralmente estão em C:\ProgramData\MySQL\MySQL Server X.Y\data\. No Linux e macOS, os logs geralmente estão em /var/log/mysql/.
  4. Reinstale o MySQL:

• Se nada disso funcionar, pode ser útil desinstalar e reinstalar o MySQL. Certifique-se de fazer backup de qualquer dado importante antes de fazer isso.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Rodrigo! Obrigado pelo retorno!

No Gerenciador de Tarefas/ Serviços, o MySQL nem aparece...

Eu vou desinstalar e reinstalar, mas acredito que isso não vai mudar nada. Porque já fiz isso.

Eu segui o passo a passo de instalação deixado na atividade do Curso, mas os layouts de passo a passo mudaram. Acredito que pela época que o artigo foi publicado na Alura.

Então não sei como proceder.

Não sei mesmo porque isso está acontecendo.

Pior que para continuar o curso do Spring Boot 3 preciso do app :(

Blz.

Segue esse tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=csZzc4OAXig e veja se consegue.

solução!

Consegui Rodrigo! Desinstalei e o arquivo de configuração do Server estava com problemas. Removi do pacote MySQL installer e adicionei outro das listas e segui os passos de instalação e configuração da senha.

Sucesso!

Obrigado pelo suporte!

Continuando os estudos!

Abraços