Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Sequência de Fibonacci

Fiquei na dúvida sobre o peso das tarefas/pontuação/esforço usando a sequência de Fibonacci, por exemplo: 1 a 21 - se dou uma estimativa que aqula tarefa vai demora uma média de 10h para finalizar eu daria então no poker game um peso 13? O peso que eu dou inicialmente pra aquela demanda/tarefa é de acordo com o tempo que passar para finalizar ela?

1 resposta
solução!

Olá, Juliana! Tudo bem?

A sequência de Fibonacci é usada no Scrum para estimar o esforço necessário para completar uma tarefa. No entanto, isso não significa necessariamente que o esforço é medido em horas. Em vez disso, é uma medida relativa de complexidade e incerteza.

Por exemplo, se uma tarefa é avaliada como um '1', isso significa que é uma tarefa simples que a equipe entende completamente. Um '2' seria uma tarefa um pouco mais complexa ou incerta, e assim por diante. Um '13' seria uma tarefa muito complexa ou incerta.

Então, para sua pergunta, se você estima que uma tarefa vai demorar 10 horas para ser concluída, não necessariamente você daria a ela um peso 13 no poker game. Você precisaria considerar a complexidade e a incerteza da tarefa, não apenas o tempo estimado para concluí-la. Se a tarefa é simples e bem compreendida, mesmo que demore 10 horas, ela poderia ter uma pontuação menor.

Espero que isso esclareça sua dúvida. Lembre-se, a estimativa de esforço no Scrum é mais sobre a complexidade e a incerteza do que sobre o tempo exato necessário para completar a tarefa.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software