5
respostas

Dúvida SEO - search console

Na aula 3, video 2, somos apresentados aos termos do search analytics - search console - e abaixo do gráfico temos vários termos como palavras chaves e etc. Fiquei com algumas dúvidas:

1- Os termos apresentados são campanhas de Adwords ou termos de SEO trabalhados no site?

2- Caso sejam termos do SEO, ao configurar o Analytics em meu site, o search console puxa automaticamente todos os termos de SEO trabalhados e apresenta como os do video?

Obrigado

5 respostas

Opa Sidnei, respondendo:

1) Os termos mostrados ali são referentes às buscas orgânicas, ou seja, SEO.

2) Não puxa, Sidnei. É um mecanismo um pouco diferente, por que o Analytics não consegue pegar os famosos "not provided" (uma restrição de segurança que a google colocou uns anos atrás para proteger privacidade). O melhor a se fazer é se basear no relatório do Search Console mesmo.

Ou seja, seriam os termos que o usuário pesquisa - e encontra - o meu site no google, correto?

Nesse caso, só terei um relatório pelos termos que trabalhei do SEO no site? Pergunto, pois coloquei uma landing page no ar, e já fiz pesquisas em diversos dispositivos diferentes, porém no Search Console não aparece o relatório com os termos que usei no SEO da langing page - estou usando a plataforma Squarespace.

Os relatórios são para qualquer termo. Mesmo os que você não tenha trabalhado. Por exemplo, você criou um site de aluguel de carros, alguém pode cair no seu site pelo termo tucson porque ele em algum momento apareceu no seu site. Esse termo vai aparecer no relatório.

Vale lembrar que esse relatório do Search Console não é sincronizado em tempo real. Ele leva alguns dias para a atualização, em média 2 ou 3.

Aproveitando o post, gostaria de tirar um dúvida... Em alguns documentos pela web eu vi muita gente falando que devemos cadastrar no search console duas versões de site. Uma com o www. e outra sem, ja o link direto.

É isso mesmo? Pq?

Oi Arnaldo, não é obrigatório, mas também não faz mal algum cadastrar. O que vai acontecer é que se você cadastrar os 2, você vai poder escolher qual é o primário e o que será levado em consideração nos relatórios.