1
resposta

[Dúvida] Sentimentos dos outros

Quais alternativas abaixo expressam o uso da CNV pautado no reconhecimento dos nossos sentimentos?

Alternativa correta
“Quando eles cancelaram o contrato, senti-me realmente irritada, porque me pareceu muita irresponsabilidade.”

Essa alternativa para mim está parcialmente correta, pois quando falo que a atitude do outro me pareceu irresponsável estou usando juízo de valo, logo não estou aplicando a CNC. Você concorda?

1 resposta

Olá, Jamile!

Sua observação é excelente e mostra um entendimento muito apurado da Comunicação Não Violenta.

Concordo com você que a frase “irresponsabilidade” pode ser considerada um juízo de valor. Na CNV pura, o ideal é focar na observação e no sentimento, sem atribuir uma interpretação ou julgamento à ação do outro.

O que a alternativa provavelmente quer demonstrar como "correto" é o fato de que a pessoa está assumindo a responsabilidade por seu próprio sentimento (senti-me realmente irritada) em vez de culpar o outro (eles me irritaram). Essa é uma parte fundamental da CNV: reconhecer que o sentimento é nosso, e não algo que o outro "causou" em nós.

No entanto, sua análise está um passo à frente. Um uso mais completo da CNV seria focar na observação da ação sem o julgamento. Por exemplo:

Observação: "Quando eles cancelaram o contrato..."

Sentimento: "...senti-me realmente irritada..."

Necessidade (aqui é o ponto chave): "...porque eu tinha a necessidade de ter previsibilidade e segurança no nosso acordo."

Percebe como, ao invés de usar o juízo de valor "irresponsabilidade", você conecta a sua irritação com uma necessidade não atendida (a de previsibilidade)?

Então, em resumo: você está absolutamente certa. A frase "irresponsabilidade" é um juízo de valor. No contexto do exercício, a alternativa é considerada correta por assumir o sentimento ("senti-me irritada"), mas a sua observação é o que leva a uma aplicação ainda mais profunda e fiel da CNV.

Parabéns por sua atenção aos detalhes! É assim que a gente realmente aprende.