1
resposta

[Dúvida] Sentimento de Culpa Vs Sentimento de Dono (valor)

Hoje tenho certa dificuldade me frustro com determinados temas corporativos que não estão relacionados diretamente a minha entrega. Exemplo: Um projeto qual eu fiz parte mas já foi dado como entregue depois de algum tempo deu algum impacto, eu sinto como se eu fosse o có-responsável pelo não tendo tal responsabilidade.

Já ouvi que isso é bom porque é um sentimentode dono mas ainda sim entendo que é um sentimento de culpa e não consigo entender como diferenciar até que ponto é saudável ter esse sentimento de se imoprtar com o projeto como um todo mas até que ponto isso pode ser tido como normal sem que isso tenha o impacto que anda tendo no meu psicológico.

1 resposta

Olá, Diego!

Entendo que você esteja enfrentando uma dificuldade em lidar com os sentimentos de culpa e de dono em relação aos projetos corporativos. É comum nos sentirmos responsáveis por algo mesmo quando não temos total controle sobre o resultado final.

O sentimento de dono é positivo, pois demonstra comprometimento e responsabilidade com o trabalho realizado. É importante se importar com o projeto como um todo, pois isso mostra que você está engajado e deseja contribuir para o sucesso da equipe.

Por outro lado, é necessário encontrar um equilíbrio para que esse sentimento não afete negativamente sua saúde mental. É importante reconhecer que nem sempre podemos controlar todos os aspectos de um projeto e que existem outros membros da equipe compartilhando a responsabilidade.

Uma forma de diferenciar entre o sentimento de culpa e o sentimento de dono é avaliar se você realmente teve influência direta no resultado final. Se você fez sua parte de forma adequada e o projeto foi considerado entregue, é importante reconhecer que você cumpriu sua responsabilidade.

Caso você perceba que esses sentimentos estão impactando negativamente seu bem-estar psicológico, é válido buscar apoio de um profissional, como um psicólogo, para te auxiliar a lidar com essas emoções de forma saudável.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Lembre-se de que é normal se importar com o trabalho, mas também é importante cuidar de si mesmo. Bons estudos!