1
resposta

[Dúvida] Semântica do HTML da PaginaBase

Estou com a dúvida do porque foi usado uma tag MAIN na PaginaBase para encapsular todo o conteudo... Eu acho que não faz sentido colocar um main e abaixo ter o Componente Cabecalho (que retorna um HEADER). Gostaria de entender um pouco de porque foi colocado desse jeito. E se não teria sido melhor usar um Fragment

Como o Código está:

function PaginaBase() {
    return (
        <main>
            <Cabecalho /> 
            <FavoritoProvider>
                <Container>
                     <Outlet />
                </Container>
            </FavoritoProvider>
            <Rodape />
        </main>
    )
}
1 resposta

Oi Gabriel, tudo bem?

Entendo sua confusão, mas a escolha por usar a tag <main> no exemplo que você compartilhou tem a ver com a semântica do HTML5.

A tag <main> é usada para encapsular o conteúdo principal e único de um documento ou aplicação, enquanto a tag <header> é usada para conter informações de introdução ou navegação.

No código que você mostrou, a tag <main> está sendo usada para encapsular todo o conteúdo da página, incluindo o cabeçalho, o conteúdo e o rodapé. Isso é feito porque o cabeçalho, o conteúdo e o rodapé juntos formam o conteúdo principal da página.

A tag <header> dentro do <main> é usada para conter o componente Cabecalho, que provavelmente contém informações de introdução ou navegação.

Quanto à sua sugestão de usar um Fragment, você poderia sim usar um Fragment (<> </>) em vez de <main>. No entanto, o uso de <main> ajuda a dar mais semântica ao seu código, o que pode ser útil para acessibilidade e SEO.

Aqui está um exemplo simplificado para ilustrar:

function PaginaBase() {
    return (
        <>
            <Cabecalho /> 
            <FavoritoProvider>
                <Container>
                     <Outlet />
                </Container>
            </FavoritoProvider>
            <Rodape />
        </>
    )
}

Neste exemplo, substituímos a tag <main> por um Fragment. Isso não causaria nenhum erro, mas também não adicionaria nenhuma semântica ao seu código.

Um abraço e bons estudos.