1
resposta

[Dúvida] Sem desestruturação

Eu utilizei o código dessa maneira:

const alunos = ['João', 'Juliana', 'Caio', 'Ana'];
const medias = [10 , 8, 7.5, 9];

const lista = [alunos, medias];

function procura(aluno){
    if (alunos.includes(aluno)) {
        let indexAluno = alunos.indexOf(aluno);
        console.log(medias[indexAluno]);
    } else {
        console.log(`${aluno} não encontrado. Favor checar o status na secretaria`)
    }
}
procura('Lucas');

Eu tentei executar esse código antes de assistir de fato a aula do desafio em si. E acabei fazendo dessa maneira um pouco diferente do que a professora fez. Mas quando eu cheguei nessa parte da desestruturação eu percebi que eu consegui rodar o código normalmente. Nesse caso é uma questão de boa prática? Porque eu consegui acessar os elementos alunos e medias antes de desestruturar a minha constante lista?

1 resposta

Olá Gustavo! Tudo certo?

Que bom que você está explorando o código por conta própria!

A desestruturação em JavaScript é uma ferramenta que facilita o acesso a elementos de arrays e propriedades de objetos, tornando o código mais limpo e legível. No seu exemplo, você não está utilizando desestruturação, mas isso não impede o funcionamento do código.

Você conseguiu acessar os elementos dos arrays alunos e medias diretamente porque eles estão declarados como constantes separadas e não dentro de um array ou objeto que necessite de desestruturação para acessar seus elementos. A desestruturação seria útil se você quisesse, por exemplo, extrair diretamente os elementos de lista em variáveis separadas, como:

const [alunos, medias] = lista;

Isso é mais uma questão de preferência e clareza do código. Utilizar desestruturação pode tornar o código mais intuitivo, especialmente quando se trabalha com estruturas mais complexas. No seu caso, como os arrays estão bem definidos e o acesso é direto, não há problema em não usar desestruturação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.