4
respostas

[Dúvida] Segmentação de dados não atualiza com novas datas. - Power BI

Bom dia pessoal,

Preciso de uma ajuda.

Tenho um dashbord em Power BI pronto realizado em 03/05 com uma segmentação de dados por data em estilo "Entre", quando vc coloca um intervalo entre 2 datas para filtragem do Dashbord.

Hoje adicionei mais dados na base com datas mais recentes de 04/05 e 05/05. Porém a segmentação de dados segue como default 03/05 final, ou seja os dados são carregados, porém estão sendo filtrados do dia 03/05 para trás.

Como deixar a segmentação de dados default para a ultima data presente nos dados?

Não utilizei tabela calendario por se tratar apenas de 1 base com 1 coluna data.

4 respostas

Olá, Lucas. Tudo bem?

Consegue compartilhar como fez esse cálculo do filtro e como aplicou esse filtro no visual?

Abraços!

Olá Daniel, tudo bem e contigo?

Eu não fiz calculo sobre o filtro, apenas adicionei a segmentação de dados e coloquei a coluna "Data".

Na base, há apenas uma coluna com data no formato dia 01/01/2023. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

a parte de filtros:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Lucas!

Eu acredito que como você está aplicando o filtro diretamente no visual, quando você muda a base de dados, ele precisa ser mudado manualmente novamente depois.

Acredito que se você utilizasse a função FILTER criando uma medida funcionaria mesmo quando você mudasse e atualizasse a base de dados.

Vou te dar um exemplo de uso da função com uma coluna de venda e outra de data:

 FILTER(TabelaVendas, TabelaVendas[Data da venda] >= DATE(2022, 1, 1) && TabelaVendas[Data da venda] <= DATE(2022, 3, 31))

Neste exemplo, a função FILTER está filtrando a tabela "TabelaVendas" para incluir apenas as vendas que ocorreram entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de março de 2022. A função DATE é usada para criar as datas que são usadas na comparação.

Faz um teste com ela e me diga se funciona.

Abraços!

Olá Daniel,

Deixa eu tentar explicar melhor.

Os dados e as datas até carregam perfeitamente em meu dashbord quando atualizo a base e rodo a atualização. Porém na segmentação de dados que seria o problema, que sempre ela fica filtrada na data anterior de atualização. Por exemplo, carreguei dados até 05/05, funcionou perfeitamente. Chegou dia 06/05, carreguei mais dados, através do gateway ele atualiza automaticamente nos horários configurados os dados, porém na segmentação de dados, a "Data final continua 05/05" mesmo já contendo os dados de 06/05 atualizados. Ai necessito ir manualmente na segmentação de dados e puxar para o ultimo dia.

Agora sobre a função que me mandou:

Acredito que eu esteja fazendo algo errado, eu utilizei a expressão que passou e alterei para meus dados. Inicialmente pensei em usar a função Today() dentro do ultimo Date para ficar sempre no dia que abrir o dashbord. Mas sempre retorna esse erro "A expressão faz referência a várias colunas. Não é possível converter várias colunas em um valor escalar." depois coloquei até a ultima data de meu dashbord e tambem não funcionou.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEu não tenho ideia do que possa ser. Logicamente pensando era pra funcionar, juntamente com a função Today(). Ai eu só colocaria essa medida no campo da segmentação de dados.