Se os Feedbacks venham a gerar alterações constantes, o processo automaticamente perde no desenvolvimento. Como regular e filtrar o lado critico de um cliente sem retiarar a sua autonomia no projeto?
Se os Feedbacks venham a gerar alterações constantes, o processo automaticamente perde no desenvolvimento. Como regular e filtrar o lado critico de um cliente sem retiarar a sua autonomia no projeto?
Olá Cléber, tudo bem? É preciso, primeiro, entender o que o cliente quer. Vamos supor que o cliente quer desenvolver um aplicativo com N recursos. Você, como desenvolvendor / analista de requisitos vai ouvir atentamente para coletar qual é a necessidade do cliente e, principalmente, qual a dor do cliente. Ao entender a dor, você com o Know-how específico (coisa que o cliente não tem) pode sugerir possíveis caminhos para criar o que o cliente quer, e até mesmo falar se é ou não possível criar o que o cliente deseja. Outro caso que as vezes pode ocorrer : o cliente sabe a dor dele mas pensa em uma solução que na verdade não vai suprir a dor dele, e você como especialista precisa saber sugerir e indicar os caminhos para sanar essa dor, mesmo que o cliente fale outra coisa a priori. Fazer o cliente entender o que é o melhor para ele é um caminho e também exige habilidade de barganha, comunicação e oratória, pois as vezes o cliente pode ter defensivas prontas.
Agradeço sua dúvida e bons estudos!