2
respostas

[Dúvida] Script não inicializa ao iniciar o linux

Olá, tenho um projeto, e parte dele tem que ser executado toda vez que o ubuntu se inicializar. Para fazer isso realizei os seguintes procedimentos:

Adicionei o script desejado dentro da pasta /etc/init.d Atribui Chmod +x para o arquivo

Mais mesmo assim ele não é inicializavel quando o ubuntu e iniciado.

Podem me ajudar?

2 respostas

Olá, João. Tudo bem?

Entendo que você está tendo problemas para executar um script na inicialização do Ubuntu. Acredito que você esteja no caminho certo, mas talvez esteja faltando um passo.

Depois de colocar o script em /etc/init.d e dar permissões de execução, você também precisa criar um link simbólico para o script na pasta /etc/rc.d.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

  1. Mova seu script para a pasta /etc/init.d:
sudo mv /caminho/para/seu/script /etc/init.d/
  1. Dê permissões de execução para o script:
sudo chmod +x /etc/init.d/seu_script
  1. Crie um link simbólico para o script na pasta /etc/rc.d:
sudo ln -s /etc/init.d/seu_script /etc/rc.d/

Por favor, substitua "/caminho/para/seu/script" e "seu_script" pelo caminho e nome reais do seu script.

Por fim, reinicie o sistema para verificar se o script está sendo executado na inicialização.

Lembre-se que essa é uma sugestão baseada na sua descrição, e pode não resolver completamente o seu problema, pois existem outros fatores que podem estar influenciando, como a versão do seu sistema operacional ou o conteúdo do seu script, qualquer coisa manda aqui de novo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ainda não consegui. Deixe-me explicar oque desejo fazer com detalhes.

Preciso que toda vez que o usuário iniciar o sistema ubuntu e realizado o login, execute um script. Dentro do script contem:

sudo ocsinventory-agent -server "..."

E esse comando precisa necessariamente ser executado com sudo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software