1
resposta

[Dúvida] Sazonalidade Aditiva e Multiplicativa

Gostaria de entender a aplicação correta de cada uma, e a equação do desenvolvimento do cálculo. Na vídeo aula, não ficou muito claro para mim. Será que poderiam me apoiar? No artigo publicado sobre esse tema não constam as aplicações práticas de qual método e equação à utilizar.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Ei, Renan! Tudo bem?

A sazonalidade aditiva e a sazonalidade multiplicativa** são dois tipos de comportamento** que os dados podem apresentar ao longo do tempo em séries temporais com ciclos repetitivos (como vendas mensais, temperaturas, acessos em um site etc).

Sazonalidade Aditiva

• Usamos quando as variações sazonais são constantes (não crescem nem diminuem com o tempo). O impacto sazonal é somado à média, sem depender do tamanho da série.
  • Imagine se suas vendas aumentam R$ 1,7 milhão todo mês de julho, você sempre adicionará esse valor à previsão, mesmo que as vendas totais cresçam ou diminuam.

A equação é:

Previsao = Media_Anual + Fator_Sazonal

Sazonalidade Multiplicativa

• Usamos quando as variações sazonais são proporcionais ao nível da série, ou seja, quanto maior for o valor, maior a oscilação.
  • Imagine se as vendas aumentam 29% em dezembro, você multiplicará a média por 1,29 para estimar o valor do mês.

A equação é:

Previsao = Media_Anual * Fator_Sazonal

Se no começo a variação é pequena e vai aumentando com o tempo, o modelo multiplicativo é o mais adequado.

Quanto ao qual método e equação utilizar, você pode decompor uma série e testar ambos os comportamentos. Se a amplitude sazonal for fixa, use o aditivo; quando o impacto for percentual, use multiplicativo.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais, Renan!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!