Olá, Mayara.
Tudo bem?
A sazonalidade é um padrão que se repete em intervalos fixos de tempo. Por exemplo, vendas de sorvete tendem a aumentar no verão e diminuir no inverno todos os anos, isso é um exemplo de sazonalidade.
Agora, sobre a sazonalidade ser aditiva ou multiplicativa, isso depende da maneira como a sazonalidade afeta a série de dados.
A sazonalidade é dita aditiva quando as flutuações sazonais são mais ou menos constantes ao longo do tempo. Ou seja, independente do nível da série, se é alto ou baixo, a flutuação sazonal permanece constante. Vamos a um exemplo prático: se a venda de sorvetes aumenta sempre em 1000 unidades a cada verão, independente do ano, temos uma sazonalidade aditiva.
Já a sazonalidade é dita multiplicativa quando as flutuações sazonais aumentam ou diminuem dependendo do nível da série. Ou seja, a flutuação sazonal é proporcional ao nível da série. No caso do sorvete, se a cada verão a venda aumenta em 10% em relação ao ano anterior, temos uma sazonalidade multiplicativa, pois o aumento é proporcional ao nível da série.
A identificação visual no gráfico pode ser um pouco mais complexa, mas em geral, a sazonalidade aditiva tende a mostrar flutuações sazonais que não mudam muito ao longo do tempo, enquanto a sazonalidade multiplicativa mostra flutuações sazonais que claramente aumentam ou diminuem quando a série aumenta ou diminui.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos!