Seguinte, eu tenho um formulário em que estou adicionando um produto afiliado, e assim que o usuário finalizar de adicionar os dados ele tem dois botões - três se contar o "Cancelar" - em que ele pode definir a visibilidade do produto quando ele fazer o submit do formulário, nesse caso são esses botões:
Aqui está o código pra esses botões:
<div class="mb-3">
<button type="submit" class="btn btn-light" name="rascunho"><i class="fa-regular fa-floppy-disk"></i> Salvar como Rascunho</button>
<button type="submit" class="btn btn-success" name="publicar"><i class="fa-regular fa-circle-check"></i> Publicar</button>
<a href="/produtos/todos"><span class="btn btn-danger"><i class="fa-regular fa-circle-xmark"></i> Cancelar</span></a>
</div>
Já no meu controller - que ainda não tá finalizado - eu tenho o seguinte código:
public function salvar(Request $request)
{
$nomeProduto = $request->input('nomeProduto');
$descricaoProduto = $request->input('descricao');
$linkAfiliado = $request->input('linkAfiliado');
$categoriaProduto = $request->categoriaProduto;
$afiliacao = $request->afiliacao;
if (DB::insert(
'INSERT INTO produtos (
nomeProduto, descricao, linkAfiliado, categoriaProdutoID, afiliacaoID, statusProduto)
VALUES (?, ?, ?, ?, ?, ?)',
[$nomeProduto, $descricaoProduto, $linkAfiliado, $categoriaProduto, $afiliacao, 1]
)) {
return 'OK';
} else {
return 'Erro';
}
}
Por padrão eu estou definindo ele como Público (statusProduto = 1), mas eu quero que ele atribua isso baseado no botão de submit onde:
Publicar = 1 Salvar como Rascunho = 2
Como eu faria para que a query entenda que o botão de submit escolhido é de Rascunho ou Público e atribuir isso ao statusProduto
?
Eu tinha feito isso com o PHP puro em outro projeto de estudo, mas não faço ideia de como fazer isso no Laravel...