Olá bom dia, não conseguir conectar o roteador no switch, o que pode fazer para corrigir?
Olá bom dia, não conseguir conectar o roteador no switch, o que pode fazer para corrigir?
Olá Irlan, bom dia!
Pela descrição do problema e pela imagem que você enviou, parece que o roteador não está conseguindo se comunicar corretamente com o Switch A, e por isso os computadores estão recebendo endereços IP APIPA (Automatic Private IP Addressing), que são usados quando um dispositivo não consegue obter um endereço IP de um servidor DHCP.
Vamos verificar alguns pontos que podem ajudar a resolver esse problema:
Verificação de Cabos e Conexões: Certifique-se de que o cabo usado para conectar o roteador ao switch está funcionando corretamente e está firmemente conectado em ambos os dispositivos. No Cisco Packet Tracer, você pode usar o cabo "Copper Straight-Through" (Cabo Direto), como mencionado no seu contexto de aula.
Configuração do Roteador:
enable
configure terminal
interface FastEthernet0/0
no shutdown
end
Fa0/0.1
para VLAN 10 e Fa0/0.2
para VLAN 20, e assegurar que o DHCP está configurado corretamente para essas subinterfaces.Verificação do Switch:
configure terminal
interface FastEthernet0/4
switchport mode trunk
end
Teste de Conectividade:
ping
de um PC para outro para verificar se a comunicação entre as VLANs foi estabelecida corretamente.Revisão das Configurações de DHCP:
Se após essas verificações o problema persistir, seria útil revisar as configurações de VLAN e DHCP no roteador e no switch, e também verificar se há algum erro nas configurações de encapsulamento ou nas configurações IP das subinterfaces.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Boa tarde! No início tive quase o mesmo problema, as estações estavam recebendo IP aleatório e aparecendo a mensagem DHCP failed. APIPA is being used. Mas no meu caso a conexão entre o switch e roteador estava OK. Conforme imagem abaixo.
Consegui resolver o problema alterando a interface 0/4 do switchA para trunk, conforme o professor comentou acima.