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[Dúvida] Roteador não coneta no Switch A / falha no DHCP. APIPA está sendo usada

Olá bom dia, não conseguir conectar o roteador no switch, o que pode fazer para corrigir? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

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Olá Irlan, bom dia!

Pela descrição do problema e pela imagem que você enviou, parece que o roteador não está conseguindo se comunicar corretamente com o Switch A, e por isso os computadores estão recebendo endereços IP APIPA (Automatic Private IP Addressing), que são usados quando um dispositivo não consegue obter um endereço IP de um servidor DHCP.

Vamos verificar alguns pontos que podem ajudar a resolver esse problema:

  1. Verificação de Cabos e Conexões: Certifique-se de que o cabo usado para conectar o roteador ao switch está funcionando corretamente e está firmemente conectado em ambos os dispositivos. No Cisco Packet Tracer, você pode usar o cabo "Copper Straight-Through" (Cabo Direto), como mencionado no seu contexto de aula.

  2. Configuração do Roteador:

    • Verifique se a interface do roteador que está conectada ao switch está habilitada. Você pode fazer isso acessando o roteador via CLI (Command Line Interface) e usando os seguintes comandos:
      enable
      configure terminal
      interface FastEthernet0/0
      no shutdown
      end
      
    • Certifique-se de que a interface está configurada para aceitar e distribuir os endereços DHCP para as VLANs corretas. Isso inclui configurar subinterfaces para cada VLAN, como Fa0/0.1 para VLAN 10 e Fa0/0.2 para VLAN 20, e assegurar que o DHCP está configurado corretamente para essas subinterfaces.
  3. Verificação do Switch:

    • No switch, verifique se a porta conectada ao roteador está configurada corretamente. Para VLANs, você pode precisar configurar a porta como uma porta trunk se múltiplas VLANs precisarem comunicar através dela.
    • Use os seguintes comandos para configurar a porta como trunk, se necessário:
      configure terminal
      interface FastEthernet0/4
      switchport mode trunk
      end
      
  4. Teste de Conectividade:

    • Após realizar as configurações, teste a conectividade usando o comando ping de um PC para outro para verificar se a comunicação entre as VLANs foi estabelecida corretamente.
  5. Revisão das Configurações de DHCP:

    • Verifique se os pools de DHCP estão corretamente configurados e se estão atribuindo os endereços IP conforme esperado para cada VLAN.

Se após essas verificações o problema persistir, seria útil revisar as configurações de VLAN e DHCP no roteador e no switch, e também verificar se há algum erro nas configurações de encapsulamento ou nas configurações IP das subinterfaces.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Boa tarde! No início tive quase o mesmo problema, as estações estavam recebendo IP aleatório e aparecendo a mensagem DHCP failed. APIPA is being used. Mas no meu caso a conexão entre o switch e roteador estava OK. Conforme imagem abaixo.

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Consegui resolver o problema alterando a interface 0/4 do switchA para trunk, conforme o professor comentou acima.

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