3
respostas

[Dúvida] ROI

Como é calculado o Resultado da fórmula do ROI?

ROI = Resultado - Custo de treinamento / Custos do treinamento

3 respostas

Oii, Katiana! Tudo bem?

Na fórmula do ROI, o resultado é calculado subtraindo o custo de treinamento dos custos do treinamento. Em seguida, esse valor é dividido pelos custos do treinamento.

Pegamos o exemplo dado em aula:

Uma empresa investiu R$ 15.000,00 em um programa de treinamento e desenvolvimento. Após a conclusão do treinamento, a empresa obteve um resultado de R$ 40.000,00 em aumento de produtividade.

A fórmula aplicada ficará assim:

ROI = (Resultado - Custo de treinamento) / Custo de treinamento

ROI = (40.000 - 15.000) / 15.000 

ROI = 25.000 / 15.000

ROI = 1,6

O ROI então será 1,6, o que significa que a empresa obteve um retorno positivo.

Espero ter esclarecido sua dúvida. Caso surjam outras, conte conosco.

Bons estudos, Katiana!

Olá Nathalia, boa tarde!

Obrigada por responder. Acho que não soube fazer a pergunta.

É sobre isso aqui: "Após a conclusão do treinamento, a empresa obteve um resultado de R$ 40.000,00 em aumento de produtividade".

Como eu chego nesse resultado de 40k por exemplo? Como eu meço esse resultado?

Oii, Katiana! Tudo certo?

Entendi, perfeito.

Bom, para chegar nesse resultado vai depender de empresa para empresa, mas geralmente vem do setor financeiro/administrativo. São esses os profissionais que contabilizam e analisam quanto de retorno a empresa obteve durante um período. Por exemplo, medir esse resultado pode ser por um fluxo de caixa, que é análise de quanto sai e quanto entra em dinheiro.

Por isso é importante que os setores conversem entre si, tenha uma comunicação clara sobre os resultados obtidos através de novas estratégias aplicadas.

Espero ter ajudado e compartilhe sempre sua dúvida conosco, para podermos te auxiliar.

Abraço!