3
respostas

[Dúvida] Robot não está apresentando o autocomplete

Olá, estou seguindo o passo a passo do curso, porém não estou desenvolvendo por que meu Robot não está apresentando o autocomplete e eu acredito que tenha relação com o meu Python, pois apresenta a seguinte mensagem: O que posso fazer para consertar? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá Ricardo! Tudo bem?

Essa mensagem de erro geralmente indica que o servidor de linguagem não conseguiu se conectar, o que pode afetar o autocomplete. Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:

1. Extensão do Robot Framework: Assegure-se de que a extensão do Robot Framework no VS Code está instalada e atualizada. Você pode verificar isso na seção de extensões do VS Code.

2. Configuração do Ambiente: Verifique se o ambiente do Python está configurado corretamente no VS Code. Isso pode ser feito selecionando o ambiente Python correto na barra de status inferior do VS Code.

3. Reinicie o VS Code: Às vezes, simplesmente reiniciar o VS Code pode resolver problemas de conexão com o servidor de linguagem.

4. Reinstale a Extensão: Se nada funcionar, tente desinstalar e reinstalar a extensão do Robot Framework Language Server.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá Armano! Obrigado pela ajuda. Eu fiz todas estas alternativas e ainda não consegui fazer meu Robot encontrar meu Python Mas sigo na tentativa Obrigado

Olá, Ricardo!

Talvez o seu problema seja que você não está utilizando o interpretador correto. Quando utilizamos de ambiente virtual do Python é necessário habilitar esse ambiente dentro do VS Code para que ele possa interpretar o código durante a escrita.

Para isso, ao criarmos um ambiente temos de selecionar esse interpretador que leva o nome do ambiente criado, com isso o VS Code terá acesso aos pacotes que estão instalados no ambiente. Segue um GIF que mostra os passos para fazer isso:

GIF que mostra os passos para habilitar o ambiente virtual do Python como interpretador do Projeto

Lembrando que a etapa que fiz ativando o ambiente virtual é necessária, pois e nesse terminal com o ambiente ativado que você irá rodar o projeto.

Fico a disposição caso isso também não resolva a sua situação!