2
respostas

[Dúvida] Roadmap de Estudos

Eu fiquei um tanto preocupado com a divisão de um roadmap de estudos: memorizar, compreender e aplicar. Minha dúvida está justamente no primeiro nível: memorizar. Eu venho da área da Educação, tendo trabalhado por 7 anos com ensino fundamental e médio. O questionamento é (na verdade, os questionamentos são): o que vocês denominam de memorizar e qual a diferenciação que vocês fazem entre memorizar e aquele termo antigo, que eu realmente não gosto, que é decorar

2 respostas

Oi, Rodrigo! Como vai?

Sua dúvida faz muito sentido, ainda mais vindo de alguém com tanta bagagem na área da Educação.

Quando usamos o termo memorizar no contexto do roadmap, não estamos falando sobre decorar mecanicamente sem entender. A ideia de memorizar está ligada a reconhecer conceitos básicos de forma significativa. É o primeiro passo para construir uma base sólida.

Por exemplo, memorizar o que é uma variável, um loop ou os nomes dos principais métodos de uma linguagem é necessário para depois entender como e quando usar. Ou seja:

• Memorizar: lembrar dos termos e conceitos essenciais.
  • Compreender: entender como aquilo funciona.
  • Aplicar: colocar esse conhecimento em prática.

A grande diferença entre memorizar e decorar, como você pontuou, é que memorizar com intenção está dentro de um processo maior de aprendizado — e não isolado, como acontece com a simples decoreba.

Esse cuidado com os termos é super importante, e sua reflexão ajuda a gente a explicar melhor isso para outras pessoas também.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Tive a mesma dúvida do Rodrigo, embora seja de área de formação diferente.