Como acolher o próximo e perceber sentimentos que implicam seu comportamento?
Ter uma boa visão das pessoas ao redor é uma coisa muito interessante, então às vezes estar sempre conversando com a sua equipe pode ser uma boa escolha. As pessoas sempre deixam transparecer o que se passa pela cabeça delas, de uma forma ou de outra, por isso acho que, trabalhando em equipe, quando ela está imersa em algum projeto, os colegas vão perceber se o seu comportamento no trabalho/estudos mudou. Assim, cabe uma conversa com a pessoa para saber se tem algo a aborrecendo e oferecer ajuda para resolver, caso possa.
Como perceber o sentimento do outro sem julgamentos, e não parecer ou se colocar em auto defesa?
Eu acho que essa pergunta diz muito sobre a empatia, a habilidade de se colocar no lugar do outro. Pensar em como você gostaria de ser tratado(a) caso estivesse na pele daquela pessoa, e claro, tendo em mente como aquela pessoa geralmente costuma reagir às outras pessoas. Por exemplo: às vezes se trata de uma pessoa introvertida e sentimental, e você é alguém extrovertido(a) e que gosta que as coisas sejam faladas "na lata". Se você se colocar no lugar da outra pessoa em determinada situação pessoal delicada, por exemplo, mas desconsiderar que ela é sentimental, a resposta que você preferiria ouvir muito provavelmente magoaria a outra pessoa.
Ser gentil sem parecer frágil ou fraco para tomar decisões, e fazer apontamentos?
Aqui eu já acho que a comunicação não violenta é ouro. Tem alguns livros em PDF na internet sobre isso, recomendo que leia. São leituras muito boas para quem está procurando saber como deve se posicionar, mas sem afetar negativamente quem está ao redor.