Pessoal, me surgiu uma dúvida...Como eu poderia colocar na console uma mensagem caso o usuário não tenha mais de 18 anos? Pois atualmente só é mostrado na console uma mensagem caso o usuário tenha seu acesso permitido...
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal, me surgiu uma dúvida...Como eu poderia colocar na console uma mensagem caso o usuário não tenha mais de 18 anos? Pois atualmente só é mostrado na console uma mensagem caso o usuário tenha seu acesso permitido...
Olaa,
Caso você tenha uma variável que armazena a idade do usuário. Vamos chamar essa variável de idade. Voce pode fazer assim,
`` using System;
class Program { static void Main() { // Suponha que você já tenha a idade do usuário armazenada em uma variável chamada "idade" int idade = ObterIdadeDoUsuario(); // Substitua isso pelo método real que obtém a idade do usuário
// Verifica se o usuário tem mais de 18 anos
if (idade >= 18)
{
// Se a idade for maior ou igual a 18, exibe a mensagem de acesso permitido
Console.WriteLine("Acesso permitido! Bem-vindo!");
}
else
{
// Se a idade for inferior a 18, exibe a mensagem personalizada
Console.WriteLine("Desculpe, o acesso é permitido apenas para usuários com 18 anos ou mais.");
}
// Seu código continua aqui...
Console.WriteLine("Espero que tenha te ajudado, bons estudos!");
}
// Este é um exemplo de como você pode obter a idade do usuário. Substitua isso pelo método real.
static int ObterIdadeDoUsuario()
{
Console.Write("Informe sua idade: ");
return int.Parse(Console.ReadLine());
}
}
A função `ObterIdadeDoUsuario` simula a obtenção da idade do usuário. A seguir, a idade é verificada e uma mensagem adequada é exibida na console, seja permitindo ou negando o acesso.
vALEU!