Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Retorno de um filtro de colunas somente

Ao filtrar uma coluna estamos filtrando um atributo ou um campo (termos sinônimos, né?), e se não tiver restrição será retornado todos os inserts que foram feitos dentro desse atributo/coluna, correto?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Esse é um assunto que me confunde a mente, por isso quero ter certeza que estou entendendo corretamente

1 resposta
solução!

Oii, Alexandre, tudo bem?

Quando você realiza uma projeção (π) em uma tabela de um banco de dados relacional, você seleciona colunas específicas dessa tabela, não linhas. Isso significa que você está filtrando atributos ou campos da tabela (esses termos são sinônimos neste contexto :). Se você não aplicar nenhuma restrição adicional, a projeção retorna todos os valores existentes para os atributos selecionados em todas as linhas da tabela.

Seu entendimento está correto ao afirmar que se não houver restrição, serão retornados todos os registros que foram feitos dentro desses atributos/colunas especificados na projeção.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.