Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Retornando ao preço inicial

Boa tarde, gostaria de saber se há possibilidade de "programar" uma data específica para os preços retornarem ao valor inicial.

1 resposta
solução!

Oi, Brendo! Tudo bem por aí?

Infelizmente, não é possível programar uma data específica para os preços retornarem ao valor inicial diretamente no SQL. O SQL é uma linguagem de consulta e manipulação de dados, e não possui recursos nativos para agendar ações futuras.

No entanto, existem algumas estruturações que foram implementadas ao SQL para suprimir essa falta. Cada banco de dados estruturou uma linguagem que possibilita construir procedimentos e funções. Você aprenderá mais sobre isso conforme avança em seus estudos. É importante ter o básico de SQL bem consolidado antes de partir para as extensões da linguagem. Nesse artigo você pode entender melhor sobre essas linguagens.

Uma possibilidade para resolver seu problema, utilizando linguagem procedural, seria criar uma lógica no seu sistema para realizar essa tarefa. Por exemplo, você pode criar uma tabela adicional chamada "Promoções" que armazene as informações sobre as promoções, como a data de início e fim da promoção, o percentual de desconto, entre outros dados relevantes.

Dessa forma, você pode criar uma rotina no seu sistema que verifique a data atual e, caso seja igual ou posterior à data de fim da promoção, atualize os preços dos livros para o valor inicial. Essa rotina pode ser executada diariamente ou em intervalos de tempo específicos, dependendo das suas necessidades.

Espero ter esclarecido sua dúvida, Brendo.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software