Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Retenção de contéudo

Bom dia!
Tenho uma dúvida em relação ao funcionamento da retenção de contéudo. Na teoria, o algorítimo ao constatar que um grande números de pessoas chegou ao final de algum conteúdo o impulsiona por considerar o material relevante. Mas, recentemente tive um surpresa no linkedin, postei um vídeo que o tempo de vizualização médio era de 14 segundos, e o vídeo tinha 1 minuto. No entanto, o linkedin continuou impulsionando ele, e entregando para muitos usuários além dos meus seguidores. Em média tenho entre 200-400 impressões, esse vídeo passou de 2000. Gostaria de entender o porque deste fato.
Grata desde já!

2 respostas

Olá, Giovanna, como vai?

A retenção é realmente uma métrica importante, mas ela não funciona de forma isolada. O fato de o seu vídeo ter uma média de 14 segundos em um conteúdo de 1 minuto significa que, em média, as pessoas assistiram a cerca de 23% do vídeo. Mesmo assim, isso não impede que a plataforma continue distribuindo o conteúdo, porque o algoritmo considera um conjunto de sinais para decidir se vale a pena ampliar o alcance.

No LinkedIn, por exemplo, outros fatores podem ter contribuído para essas mais de 2.000 impressões. Interações, comentários, compartilhamentos, cliques, perfil das pessoas alcançadas e até a velocidade com que essas ações acontecem podem indicar que o conteúdo tem potencial para determinado público. Também existe uma diferença entre a média de retenção e a distribuição: um conteúdo pode ter baixa retenção geral, mas apresentar um desempenho interessante em determinados grupos de usuários, fazendo com que a plataforma continue testando novas audiências.

Nesse caso, seria interessante comparar esse vídeo com outros seus e observar não apenas o tempo médio de visualização, mas também quais ações aconteceram depois dessas visualizações. Você chegou a analisar se esse vídeo teve mais comentários, compartilhamentos ou cliques do que os seus conteúdos anteriores?

Continue compartilhando suas observações por aqui. O fórum está à disposição para continuarmos essa discussão.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada, Mike!
O vídeo obteve muita interação nos comentários em comparação as minhas outras postagens, pode ter sido isso.