Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Resposta do desafio

Boa noite, fiz o desafio 1 do curso logica de programação e gostaria de saber se tem algo errado no código, e se estiver se alguém pode me explicar o que esta errado e qual seria a maneira certa, pois estou começando agora e tenho muita dificuldade. Desde já obrigado.

1- Desafio Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2- código Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Na linha 7 você abriu { e fechou na linha 9 } sem necessidade.

A estrutura do if está errada precisa abrir () para colocar a cláusula. Outra dica é converter o valor do prompt para um número inteiro usando o parseInt()

idade = parseInt(prompt('Digite sua idade'));
if(idade >= 18){
  alert('Pode tirar habilitação');
}

No exercicio pede para repetir a variável de idade e nome, porem no programa fala que não pode repetir, tem alguma coisa a ver ou não tem problema.

Sim eu nem percebi pois foquei nos {} e o if errado. Você pode repetir a variável no sentido de reutiliza-lá já que está sendo declarada em um escopo global, mas o erro se encontra por que você está tentando declarar a mesma variável mais de uma vez. Nas linhas 10 e 11 você so estaria atribuindo um novo valor.

nome = prompt('Qual o nome do usuario?');
idade = parseInt(prompt('Digite sua idade'));

Não usei esse ''parseInt'' porque ainda estou no começo e não foi citado na aula. Mas dei uma arrumada pelas dicas que você me deu, e deu certo. Muito obrigado.

Ficou assim.

Uma outra duvida para ver se entendi certo, na linha 9 e 10 eu usei o "nome" e a "idade" apenas para dar um significado ou sentido a linha, o "let" para guardar na memoria do codigo e o "prompt" para descrever o texto que eu queria que aparecesse. Esta certo ? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

você já declarou as variaveis nome e idade na linha 2 e 3 ao usar o Let, elas já tem um espaço reservado na memória então na linha 9 e 10 você está apenas atribuindo um novo valor a elas não precisa declarar novamente. exemplo da linha 9:

nome = prompt ('Qual o nome do usuario?');

muito obrigado pela ajuda amigo. me ajudou muito e ainda aprendi.